Escolher o parceiro comercial certo será sempre essencial para o crescimento de uma empresa. Determinadas situações necessitam que o profissional conte com outros profissionais e empresas que poderão de alguma forma, contribuir para o sucesso da organização.
Em momentos de vendas baixas as chamadas crises e clientes “sumidos”, estabelecer conexões é uma das melhores maneiras de se manter competitivo no mercado. Contudo, é nesse momento que muito profissionais se perguntam: “Como encontrar parceiros que se alinhe com os objetivos reais da minha empresa?”
Com isso, separamos seis dicas de como atrair e firmar parcerias comerciais com decoradores, lojistas, arquitetos, revendedores e demais especialistas da área. Confira:
Procure parcerias que sejam vantajosas para os dois lados
A relação deve apresentar vantagens para ambos profissionais. Lembre-se que não será uma competição com o outro profissional e, sim, unirão esforços para um bem comum: seja atrair clientes, divulgar um determinado trabalho/serviço, avançar um projeto que esteja congelado, realizar mais vendas entre outros.
A proposta deve conter algumas vantagens consideráveis para os parceiros em potencial. Pois além de obter uma melhor relação, esse tipo de proposta atrai profissionais que estão com os mesmos objetivos que os seus.
Pense além do dinheiro
Experiência, expertise, treinamento e todo o conhecimento em determinada área pode ser muito mais vantajoso do que retorno financeiro. Por isso a importância de pensar além do capital e especificar, exatamente o que sua empresa precisa no momento.
Por esse motivo é muito importante priorizar parcerias que ofereçam ganhos intangíveis. Pode ser que uma consultoria seja o que faltava para impulsionar as vendas, por exemplo.
Estabeleça parcerias dentro de sua área
Estabelecer parcerias comerciais dentro do seu segmento é uma maneira de crescimento. Seja com arquitetos, decoradores, conheça seus projetos e veja quais e como são suas abordagens dentro do mercado. E, além disso sempre olhar adiante do que pode ser mudado e melhorado.
A troca de conhecimento é essencial e benéfica para ambos os lados.
É possível firmar relações com empresas/profissionais que de alguma forma poderão completar o produto/serviço oferecido por sua empresa.
Priorize parceiros que compartilhem os mesmos valores
O encontro de profissionais e empresas com os mesmos valores é ideal para estabelecer afinidade e um relacionamento mais estreito. Para isso, é necessário observar o perfil e a estudar sobre a cultura da empresa com a qual se pretende a parceria. Pois empresas com valores muito desiguais podem criar discrepância na relação, e lembre sempre que a parceria deve atender a expectativa de ambos os lados.
Seja transparente
Essa objeção quer dizer que será necessário compartilhar de algumas informações e dados com seus parceiros. Atitudes como essa mostrará que sua empresa está comprometida em fazer essa parceria ir para e frente e dar certo. Do outro lado, deve fazer a mesma coisa para que a parceria seja firmada cada vez mais e os objetivos atingidos.
O principal de uma parceria ser bem-sucedida é partindo da troca de informações, estratégias e dados sobre o mercado em que atuam.
Analise o progresso da parceria comercial
Após o fechamento da parceria, será necessário avaliar se a relação está de fato trazendo algum benefício para o profissional/organização.
Para essa análise, será necessário criar alguns indicadores que poderão mensurar períodos de tempo.
E lembrando, parcerias comerciais podem ser extremamente benéficas para a empresa, desde que atendam as expectativas de ambos os lados.
0 Comments
Leave a comment